segunda-feira, outubro 23, 2006

Na Pensilvânia, esperanças e lamentações (parte um)

Philadelphia Flyers nos playoffs, candidatos ao título e Pittsburgh Penguins lutando contra o último lugar. Nos últimos anos na Pensilvânia este era o panorama mais normal. Bem diferente do que estamos vendo neste começo de temporada. Exatamente o oposto, na verdade.

Esperanças em Preto e Dourado

Não que os Pens estejam na briga pelo título este ano, mas o que se vê no time da Cidade do Aço é animador para os torcedores e, por que não, para a propria NHL. O time se aproveitou do período de vacas magras para se reconstruir através de escolhas altas nos drafts. E o resultado está aparecendo.

Sidney Crosby, primeira escolha de 2005, dispensa comentários. Comparado por muitos a Wayne Gretzky e, sendo mais realista, Mario Lemieux, Crosby só não conquistou o Calder na temporada passada por que um russo possuído chamado Alexander Ovechkin estava ba jogada. Porém Crosby, ao invés de se abater, parece que amadureceu muito,tanto dentro quanto fora do gelo. Tudo o que os fãs queriam.

Além de Sid, the Kid, os Pens ainda contam a segunda maior gema do recrutamento de 2004. Evgeni Malkin, escolhido após Ovechkin. Jogador de primeira estirpe, Malkin é candidatíssimo ao prêmio de novato do ano, apesar de ter perdido algumas partidas no começo da temporada. Nos seus primeiros três jogos, um gol em cada. O garoto, centrando a segunda linha e às vezes atuando na asa esquerda de Crosby, tem tudo para crescer cada vez mais.

Mas não é só de Crosby e Malkin que vivem os Pens. Com um núcleo de prospecto sem igual, eles contam ainda com o central Jordan Staal (irmão mais novo de Eric), os defensores Kris Letang e Ryan Whitney e o goleiro Marc-André Fleury.

E apesar de estarem fazendo bonito já nessa temporada (Os Pens estão em segundo na Atlântico), o principal foco é o futuro. Juntos, essa garotada de Pittsburgh carregam a esperança de belos anos à frente, mesmo se o time não continuar na cidade (acho que todos esperam que eles fiquem). Alguns até apostam em uma nova dinastia. Difícil, julgando a paridade dos times hoje em dia. Mas há uma certeza: Será ótimo ver esses moleques esquentando o gelo na Pensilvânia.
______________________________________________________

Amanhã ou depois, a segunda parte "Lamentações em Preto e Laranja"

Nenhum comentário: